Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Saúde

Atletas Saudáveis

O Programa de Atletas Saudáveis das Olimpíadas Especiais oferece exames de saúde gratuitos e educação para atletas de Olimpíadas Especiais em um ambiente acolhedor e divertido.
Participación Escolar Integral Olimpiadas Especiales

Em 1997, o Programa de Atletas Saudáveis das Olimpíadas Especiais começou a oferecer exames de saúde gratuitos e educação para atletas de Olimpíadas Especiais em um ambiente acolhedor e divertido. Desde então, temos realizado mais de 2 milhões de exames de saúde gratuitos e temos treinado cerca de 300.000 profissionais e estudantes da saúde para tratar pessoas com deficiência intelectual. Ainda, os Programas das Olimpíadas Especiais América Latina puderam ampliar seu alcance de Atletas Saudáveis, oferecendo mais de 22.000 revisões anuais.

Olimpíadas Especiais oferece exames de saúde em oito disciplinas:

  • MedFest (histórico e exame físico)
  • Abrindo Teus Olhos (visão / saúde ocular)
  • Audição Saudável (audiologia)
  • Sorrisos Especiais (odontologia)
  • Promoção da Saúde (prevenção e nutrição)
  • Mentes Poderosas (saúde emocional)
  • FUNfitness (Condicionamento físico)
  • Pés Saudáveis (podologia)

Apesar da crença errada de que as pessoas com deficiência intelectual recebem a mesma ou melhor atenção à saúde que os outros, o normal é que recebam uma atenção deficiente ou praticamente nenhuma.

O impacto desses exames na saúde e bem-estar dos atletas das Olimpíadas Especiais de todo o mundo é significativo. O Programa de Atletas Saudáveis descobriu problemas de saúde não detectados, aliviou a dor e prestou serviços de saúde que de outro modo não seriam disponibilizados.

Atletas Saudáveis não é apenas um programa para os atletas, mas, através da formação e a experiência prática nas revisões, é um programa para que os estudantes e os profissionais de saúde aumentem seus conhecimentos sobre as melhores práticas de cuidados e comunicação com pessoas com deficiência intelectual.

Em particular, os profissionais de saúde treinados demonstram maior conscientização e autoeficácia à hora do atendimento e comunicação com pacientes com deficiência intelectual após a conclusão da formação.

Banner Atleta joven Olimpiadas Especiales Latinoamérica

Colabore

Com a sua contribuição, continuaremos a criar essa bela história de integração e compreensão.