Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Envolva-se

Torne-se um Atleta

Conviértete en atleta

Os atletas são o coração das Olimpíadas Especiais. Os nossos atletas são crianças e adultos com deficiência intelectual em todo o mundo. Eles encontram o sucesso, a alegria e a amizade como parte da nossa comunidade global. Eles também se divertem muito!

Quem São os Nossos Atletas?

Todo mundo é diferente. Olimpíadas Especiais é para as pessoas que são diferentes porque aprendem novas habilidades aos poucos. Eles também são diferentes em outros aspectos.

Eles têm uma deficiência intelectual, ou DI. A deficiência intelectual ocorre em todas as culturas, raças e países. O objetivo das Olimpíadas Especiais é chegar a quase 200 milhões de pessoas com DI ao redor do mundo. Nossos 5 milhões de atletas das Olimpíadas Especiais - de 8 anos em diante – são oriundos de mais de 170 países. Temos também um programa de Jovens Atletas para crianças de 2 a 7 anos. Em qualquer idade e em todos os países, nossos atletas aprendem novas habilidades, fazem novos amigos e ganham em condição física e confiança.

Vídeo - Você É Especial

Todos os dias, em Todos os Lugares

Os treinamentos e competições das Olimpíadas Especiais acontecem os 365 dias do ano em 170 países.

Oferecemos mais de 30 tipos de esportes Olímpicos de inverno e verão. Então, seja qual for sua idade ou nível de habilidade, Olimpíadas Especiais tem algo para você. Muitos atletas começam com um esporte e depois tentam outros.

Através do esporte, nossos atletas se enxergam a si próprios por suas capacidades, não por suas deficiências. Seu mundo se abre com aceitação e compreensão. Eles ganham confiança em si próprios e se fortalecem com suas realizações. Eles também fazem novos amigos, como parte da comunidade mais inclusiva do planeta, uma comunidade global que cresce a cada dia.

Aquiles Heredia é um atleta cuja vida mudou depois de ingressar nas Olimpíadas Especiais. É um nadador da Venezuela com deficiência intelectual. Ele também está parcialmente paralisado. Contudo, não deixa que nada – nem ninguém – ponha limites às suas capacidades.

A especialidade de Aquiles na piscina é o estilo peito. O fato de Aquiles ter se destacado na natação tem muito mérito, porque, embora seu torso inferior está imobilizado, ele não usa nenhum tipo de apoio ou assistência para flutuar. Seu jeito de nadar é realizado unicamente com a força dos seus braços. Para o Aquiles, ser atleta das Olimpíadas Especiais é uma experiência única de crescimento pessoal, não apenas no nível esportivo, mas também socialmente. Ele tem amigos ao redor do mundo e várias medalhas de Jogos Mundiais, Regionais e Locais das Olimpíadas Especiais.

De Atletas a Líderes

Através do treinamento e competições esportivas, as Olimpíadas Especiais ajudam as pessoas com DI encontrar alegria, aceitação e sucesso. À medida que suas vidas se abrem, os atletas adquirem a confiança que acompanha as conquistas. Eles se sentem empoderados. Estão prontos para assumirem novos desafios de liderança para fazer uso de suas novas habilidades. Podem se tornar mentores de outros atletas.

Eles podem ser treinados para se tornarem treinadores e oficiais. Eles também podem passar a desempenhar um papel mais público como oradores ou porta-vozes. Podem falar ao público e aos jornalistas sobre as mudanças positivas que Olimpíadas Especiais ajudou a trazer para suas vidas. Nas Olimpíadas Especiais, nossos atletas estão empoderados para compartilharem seus muitos dons e talentos com a sociedade.

No entanto, é mais do que isso. Nossos atletas também se tornam líderes da sociedade e ensinam a todos nós sobre aceitação e compreensão.

Envolva-se Perto da Sua Área

Existem até 200 milhões de pessoas com deficiência intelectual em todo o mundo. O nosso objetivo é chegar a cada uma delas e também a suas famílias. Atletas das Olimpíadas Especiais são pessoas com 8 anos ou mais que têm deficiência intelectual. Não há limite de idade e, de fato, quase um terço dos nossos atletas tem 22 anos ou mais. Nossos mais de 30 esportes são de temporada, pelo que alguns são de Inverno e outros de verão. Todos os esportes são liderados por treinadores voluntários certificados.

Inicia o processo de se tornar um atleta da Olimpíadas Especiais entrando em contato com o escritório das Olimpíadas Especiais mais próximo de você. Entre em contato com seu Programa

Banner Atleta joven Olimpiadas Especiales Latinoamérica

Colabore

Com a sua contribuição, continuaremos a criar essa bela história de integração e compreensão.