Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Nós

wti-oc-0903-2.jpeg
De um acampamento de verão para pessoas com deficiência intelectual para um movimento mundial, Olimpíadas Especiais vem mudando vidas e atitudes desde 1968.

O início de um Movimento Global

Tudo começou na década de 1950 e início dos anos 1960, quando Eunice Kennedy Shriver observou como injustamente eram tratadas as pessoas com deficiência intelectual. Ela também observou que muitas crianças com deficiência intelectual não tinham sequer um lugar para brincar. Ela decidiu entrar em ação.

Logo, a visão de Eunice Kennedy Shriver começou a tomar forma. Ela organizou e realizou um acampamento de verão para jovens com deficiência intelectual (DI) em seu próprio quintal. O objetivo era aprender o que esses jovens poderiam fazer nos esportes e outras atividades – e não insistir no que eles não podiam fazer.
soi-nosotros-2.jpeg
Cerca de 1.000 atletas com deficiência intelectual dos Estados Unidos e Canadá eles competiram nos primeiros Jogos internacionais de Verão das Olimpíadas Especiais em Chicago. A cerimônia de abertura incluiu um corredor adolescente carregando uma tocha para acender uma "Chama da Esperança John F. Kennedy" de 45 pés de altura. Foram celebradas mais de 200 provas, inclusive salto em distância, lançamento de bola macia, natação 25 jardas, natação de 100 jardas, salto em altura, corrida de 50 jardas, pólo aquático e hóquei na grama. O evento foi tão bem sucedido que Eunice Kennedy Shriver não demorou a prometer que mais jogos seriam realizados em 1970 e a cada dois anos a partir desse momento como eventos de "Olimpíadas Especiais Internacionais Bienais".
Ao longo da década de 1960, Eunice Kennedy Shriver continuou seu trabalho pioneiro. Ela foi a força motriz por trás do painel da Casa Branca do presidente John F. Kennedy para as pessoas com DI. Ela dirigiu a Fundação Joseph P. Kennedy Jr. Sua visão e seu impulso para a justiça cresceu e eles se tornaram o movimento Olimpíadas Especiais.

Nos anos sessenta, crianças e adultos com deficiência intelectual viviam à sombra da sociedade. Eles estavam escondidos em casas ou instituições. Não tiveram a oportunidade de ir para a escola, de trabalhar ou de brincar. Ninguém os incentivava a fazer parte da comunidade.

Ninguém imaginava que este segmento da sociedade pudesse adquirir habilidades atléticas e de socialização ou que pudesse se beneficiar do valor terapêutico do esporte e do exercício físico. Poucos imaginavam que o esporte poderia favorecer seu desenvolvimento mental e adaptativo no mundo.

Então, em julho de 1968, o mundo começou a mudar. A primeira competição das Olimpíadas Especiais para jovens com deficiência intelectual foram realizadas no Soldier Field de Chicago. O objetivo era colocar uma atenção muito grande -e muito pública- na capacidade, não na deficiência.
2003-eks-world-games-with-football-team.jpeg
Ao longo dos anos do Acampamento Shriver, Eunice compartilhou seu amor por todos os esportes e trouxe um toque pessoal e inspirador.
O evento de 1968 é descrito como "o amanhecer", o início de um movimento mundial em favor das pessoas com deficiência intelectual. Os Jogos de Olimpíadas Especiais de Chicago eles permitiram que os atletas competissem e se divertissem, sem serem estigmatizados.

Nos meses e anos que se seguiram, séculos de preconceito e incompreensão começaram a se dissipar vagarosamente. Uma série de afortunados eventos contribuíram para tornar possível este avanço histórico. Inovadores, pioneiros e pessoas de boa vontade, preocupadas e com visão de futuro, como Anne McGlone Burke, Dr. William Freeberg da Universidade de Southern Illinois, Dr. Frank Hayden, William McFetridge e Dan Shannon do Distrito de Parques de Chicago, e Eunice Kennedy Shriver, ajudaram a estabelecer as Olimpíadas Especiais como uma parte essencial da nossa história moderna.

Hoje, Olimpíadas Especiais continuam a mudar a vida das pessoas com e sem deficiência intelectual em todos os cantos do mundo. Atingindo mais de seis milhões de atletas e companheiros unificados em mais de 190 países e territórios, hoje Olimpíadas Especiais é um movimento global para acabar com a discriminação das pessoas com deficiência intelectual e promover a aceitação de todas as pessoas através do poder do esporte e da programação em educação, saúde e liderança.
dotorg.brightspotcdn.com.jpg
"Eu desafio cada um de vocês a impulsionarem o trabalho e a visão da minha mãe: estender a mão para uma pessoa com deficiência intelectual que a cada dia busca esperança, amor e oportunidades".
Timothy Shriver, Presidente de Olimpíadas Especiais
Olimpiadas Especiales Latinoamérica donar y crecer

Faça a sua pequena contribuição

Com sua doação continuaremos construindo um mundo mais inclusivo.

Nossas Realizações

Todos os dias, nossos atletas inspiram pessoas de todo o mundo a abrirem seus corações para um mundo mais amplo de talentos e potencial humano. Conheça o poder das Olimpíadas Especiais para alcançar mudanças reais em todo o mundo.
soi-tennis-player.svg
Nas Olimpíadas Especiais, um mundo mais inclusivo começa com o esporte. Trabalhamos ao longo do ano oferecendo mais de 100.000 competições esportivas em 32 esportes de modalidade olímpica todos os anos para mais de seis milhões de atletas e companheiros unificados.

soi-legado-de-aceptacion-blanco.svg
Só na América Latina chegamos a mais de 392.000 atletas e companheiros unificados que utilizam o poder transformador do esporte para promover a aceitação e a inclusão em suas comunidades todos os dias.
soi-medalla.svg
Olimpíadas Especiais oferece treinamento e competições de alta qualidade durante todo o ano em uma cultura inclusiva que enfatiza a excelência atlética, premia a determinação, enfatiza a saúde e comemora realizações pessoais.
soi-llama-olimpica.svg
Olimpíadas Especiais é um movimento de pessoas com deficiência e não uma organização beneficente para pessoas com deficiência. A nossa organização - e nossa marca - é impulsionada pelos nossos atletas e sua liderança.
soi-whistle.svg
Olimpíadas Especiais tem mais de 1 milhão de treinadores e voluntários que investem no desenvolvimento dos seus jogadores dentro e fora do campo, ajudando-os a cultivarem as habilidades para serem ferozes concorrentes e líderes transformadores.
soi-lideres.svg
Olimpíadas Especiais, através da Liderança Unificada, ensina líderes de todas as habilidades para valorizar e aprender uns com os outros, e para criar ambientes onde as pessoas com DI tenham sucesso em empregos e papéis importantes.
soi-empoderar-a-atletas-blanco.svg
Dentro das Olimpíadas Especiais, trabalhamos para empoderar e capacitar os nossos atletas para garantir que eles consigam papéis e empregos significativos e mostrem ao mundo como é uma verdadeira organização inclusiva.
soi-birrete.svg
Escolas Unificadas das Olimpíadas Especiais é um programa global que envolve estudantes e desenvolve seu poder individual de contribuir desenvolvido em mais de 90.000 escolas de todo o mundo.
soi-diferentes-edades-blanco.svg
Olimpíadas Especiais América Latina é impulsionada pela energia de mais de 4.000 líderes juvenis de 8 a 25 anos. Também contamos com mais de 23.000 jovens voluntários que continuam espalhando a mensagem de inclusão.
soi-salud.svg
Olimpíadas Especiais oferece aos seus atletas exames de saúde gratuitos e educação para a saúde, juntamente com treinamento para profissionais de saúde, que oferecem acesso a cuidados saúde das pessoas com DI em suas comunidades.
soi-enfermera.svg
Nos últimos 20 anos, Olimpíadas Especiais realizou mais de 2,3 milhões exames médicos gratuitos em mais de 135 países e treinou mais de 279.000 profissionais da saúde.

Transparência

Olimpíadas Especiais elabora relatórios todos os anos para informar as pessoas interessadas sobre o que fazemos. Abaixo, você encontrará os links para os relatórios.

Relatório Anual 2019

O Relatório Anual Regional 2019 da Olimpíadas Especiais destaca o melhor das nossas atividades regionais e globais ao longo de um ano movimentado, cheio de esportes, competições, liderança unificada, marcos de saúde inclusiva e muito mais.

Relatório de Alcance

O Relatório de Alcance é um resumo dos principais resultados programáticos alcançados a nível regional no âmbito de suas atividades realizadas no ano anterior.
Banner Atleta joven Olimpiadas Especiales Latinoamérica

Colabore

Com a sua contribuição, continuaremos a criar essa bela história de integração e compreensão.

Parceiros Regionais

Olimpíadas Especiais é uma organização de confiança que apoia pessoas com deficiência intelectual em todo o mundo há mais de 50 anos. Nosso trabalho consegue mudar vidas, criar redes de apoio e gerar um impacto positivo duradouro. Ao trabalharmos junto com os nossos parceiros, buscamos desenvolver parcerias de valor compartilhado, iniciativas de marketing atraentes e oportunidades de participação dos funcionários, ao mesmo tempo que promovemos nossa capacidade de oferecer intervenções que salvam e mudam a vida de pessoas com deficiência intelectual. Olimpíadas Especiais se orgulha em reconhecer os nossos parceiros pelo seu apoio vital ao nosso Movimento e aos nossos atletas.
Coca cola y Olimpiadas Especiales Latinoamérica

Coca-Cola

Hays

Hays

ESPN

ESPN

A Very Special Christmas

A Very Special Christmas

Fundación de Club de Leones Internacional

Fundación de Club de Leones Internacional

BID

BID

Scouts

Scouts

Poeta

Poeta

JC Decaux

JC Decaux

Copa Airlines

Copa Airlines

Bern Hotels And Resorts

Bern Hotels And Resorts

CONMEBOL

CONMEBOL

COSAT

COSAT

COTECC

COTECC

Bádminton Pan América

Bádminton Pan América

Testemunhos

Conheça o impacto das Olimpíadas Especiais.
Vishu Tolan

Vishu Tolan, Presidente da Confederação Panamericana de Badminton

"É uma honra trabalhar de mãos dadas com as Olimpíadas Especiais no propósito de levar o Badminton para todas as pessoas desta grande comunidade. A respeito disso, em Badminton Pan estamos orgulhosos e empenhados em continuar a trabalhar em benefício do nosso esporte e a sociedade através dos programas das Olimpíadas Especiais de cada país e juntos fazer com que mais meninos e meninas desfrutem do esporte como um meio de incentivar seu desenvolvimento pessoal."
Tatiana Braz, Hays

Tatiana Braz Garbossa, HR Manager Latin America at Hays

"As Olimpíadas Especiais têm um bom propósito e a mudança só é possível com a educação e mobilização de empresas e pessoas. Na nossa jornada pela equidade, diversidade e inclusão na Hays, Olimpíadas Especiais é o parter ideal.”
Ayxa Hernández, 3M

Ayxa Hernandez, C&C and Andean People Relations Gerente Sênior 3M

"A Olimpíadas Especiais é uma organização que faz um ótimo trabalho para crianças e jovens que têm muito a contribuir; há muito a semear na sociedade para realmente viver em um ambiente livre de preconceitos e inclusivo; e Olimpíadas Especiais, através do esporte principalmente, procura estreitar esses laços.”
Erika (Head Shot)

Erika Ender, Cantora/compositora, celebridade da televisão, produtora e atriz e Embaixadora Global das Olimpíadas Especiais

"Gostaria de fazer parte de um mundo em que o amor, a inclusão, a igualdade e a empatia sejam o nosso objetivo. Se todos mantivéssemos viva e sem preconceitos a criança que levamos dentro, esse que não julga, que não discrimina, que vê a vida cheia de luz e que ama incondicionalmente, certamente viveríamos em um mundo ideal. Esse mundo é o que vemos através dos olhos de quem têm habilidades intelectuais especiais e nos ensinam a viver de coração aberto. Considero-os grandes mestres de como deveríamos ver e sentir a vida e me honra, infinitamente, ser Embaixadora Global das Olimpíadas Especiais.”
Monserrath López, Coordinadora Nacional, Scouts de Guatemala

Monserrath López, Coordenadora Nacional, Escoteiros da Guatemala

"O mundo precisa de mais pessoas inclusivas, pessoas que lutam para reduzir desigualdades e inspiram outros a fazê-lo. Eu acho que é aí que reside a importância e o impacto social das Olimpíadas Especiais. Pessoalmente, tive o privilégio de trabalhar com atletas unificados e mudou completamente a perspectiva que tinha de muitas coisas, me ensinou que somos todos iguais, que podemos sempre ser melhores e que depende de nós construirmos um mundo melhor. Olimpíadas Especiais está mudando o mundo, muitos anos atrás, está na hora de todos nós nos unirmos para a luta. "